Saúde Menstrual: Alunas de baixa renda e mulheres em vulnerabilidade recebem kits com produtos de higiene
O prefeito Anízio Andrade, acompanhado do Secretário de Saúde do Município, Uéder Pereira, e dos vereadores Professor Leonardo e Zé Divino, participou nesta semana da primeira distribuição de kits higiênicos para mulheres referentes ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual.
A lei municipal n° 366 de 25 de outubro de 2021 vai ao encontro da Lei Federal n° 14.214 de 2021, que garante o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas e unidades de saúde da rede de Paraíso das Águas.
Os kits contêm 2 pacotes de absorventes, com 10 unidades cada, além de sabonete e rolo de papel higiênico. Os kits podem ser retirados nas Escolas e Unidades de Saúde da sede e distritos por alunas e mulheres em vulnerabilidade social.
Os kits podem ser retirados sempre que a mulher necessitar. Para isso basta procurar a enfermeira no caso de unidade de saúde, ou diretora, no caso de escolas.
A lei que garante a distribuição destes produtos tem como objetivo evitar que as estudantes se ausentem das aulas por falta de absorvente higiênico, além de proporcionar a dignidade e a garantia sanitária na distribuição desse kit ou parte deste às mulheres e prevenir os riscos de doenças pela falta de higiene no período menstrual, em função do não acesso ao absorvente.