Prefeitura divulgará mensalmente cardápio da rede municipal de ensino

Publicado em: 30/05/2023 16:51

A partir deste mês, a prefeitura de Paraíso das Águas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, passa a divulgar mensalmente em sua página oficial o cardápio oferecido aos alunos da rede municipal de ensino.

A divulgação vai ao encontro da Resolução nº 6 de 8 de maio de 2020 que determina que os cardápios do mês anterior devem estar disponíveis em locais visíveis nas Secretarias de Educação, nas unidades escolares e nos sítios eletrônicos oficiais das entidades executoras.

Em Paraíso das Águas, as nutricionistas Débora Ribeiro e Carolina Caputo são as responsáveis por garantir a qualidade e variedade dos alimentos que chegam até os alunos das escolas Lizete Rivelli, Kou Takahashi e Juscelino Guimarães “Avó Neguinha”.

De acordo com as nutricionistas, as frutas, verduras e legumes são sempre fresquinhas, chegando toda semana carregamentos dos produtores rurais de assentamentos locais, que produzem sem agrotóxicos, tornando esses produtos orgânicos. Além disso, receitas e preparações de ingredientes essenciais nas cozinhas são feitas de forma artesanal, como o molho de tomate, sem aditivos químicos, saborizantes ou conservantes, oferecendo ainda mais nutrientes para as refeições.

“O próprio iogurte que será oferecido após o período de férias será preparado de maneira artesanal, sem corantes, com o uso de apenas dois ingredientes: leite e fermento lácteo. Para enriquecer o iogurte natural serão acrescentadas frutas batidas, como ameixa, maracujá, goiaba e morango”, disseram as nutricionistas.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Donizete Corsini, os cardápios são todos baseados nas normas e dispositivos divulgados pelo Fundo Nacional de Alimentação Escolar, o FNDE.

“É missão do executivo municipal garantir a segurança alimentar das crianças na escola. Todas as recomendações que constam no Programa Nacional de Alimentação Escolar são seguidas, garantindo alimentação rica e saudável para nossos alunos”, afirmou o Secretário.

Segundo o prefeito de Paraíso das Águas, Anízio Sobrinho de Andrade, a divulgação dos cardápios é mais uma ferramenta de controle e transparência para com a sociedade.

“Com a publicação dos cardápios servidos em nossas escolas, queremos que os pais, as famílias, e toda a sociedade paraisense acompanhem e fiscalizem a qualidade dos alimentos ofertados para os alunos. Todos saem ganhando, ganha a sociedade que se sente informada sobre o processo, ganham os alunos com alimentos de qualidade, e ganham os produtores locais que se esforçam para garantir produtos de qualidade em nossas mesas”, finaliza o prefeito.

Confira abaixo o cardápio servido nos meses de maio e junho de 2023.

Cardápio PARTE 1

Cardápio PARTE 2