Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Encerramento da primeira fase do Programa Cidade Empreendedora aconteceu nesta quinta-feira em Paraíso das Águas

 

Publicado em: 26/01/2023 17:28 | Fonte/Agência: ASSECOM

Whatsapp

 

Aconteceu nesta quinta-feira dia 26 de janeiro, a cerimônia de encerramento da primeira fase do Programa Cidade Empreendedora em Paraíso das Águas. O projeto, que é uma realização do Sebrae/MS juntamente com o Executivo Municipal trouxe uma contribuição no aumento da formalização de empreendedores; melhoria na agricultura familiar e uma maior participação dos pequenos negócios em relação a compras públicas. Houve um grande apoio à agricultura familiar, fortalecimento do comércio local, fomento à educação empreendedora e incentivo à participação de pequenos negócios nas compras públicas.

De acordo com o prefeito, Anízio Andrade, o Programa Cidade Empreendedora promoveu o crescimento econômico do município, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população paraisense.

 “A nossa preocupação era fazer o município crescer e fortalecer o comércio local para gerar empregosta quinta-feira em Paraíso das  e renda, e, a parceria com o Sebrae nos trouxe técnicos qualificados que nos ajudaram nesse processo. Então, para nós que estamos à frente do executivo municipal, esse trabalho fez toda a diferença e ajudou bastante no desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o prefeito.

Paraíso das Águas aderiu ao programa Cidade Empreendedora em março de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro deste ano. Nesse período, 60 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Agro” com estratégias voltadas para estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico  elaborado em conjunto com as lideranças locais.

Um dos destaques do programa, foi o Dia da Oportunidade,  evento gratuito ocorrido em março deste ano, que ofereceu palestras e oficinas, além de sessão de negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.

Outra ação destaque foi proporcionada pela parceria com o Sistema Fiems, onde foi realizada diversas capacitações por meio de carretas equipadas com maquinários. Foram oferecidos cursos nas áreas de panificação, transformação digital, informática, construção civil, automotiva e costura.

Paralelamente às capacitações, a Sala do Empreendedor do município recebeu uma nova proposta de comunicação visual, melhorando a sinalização e tornando o ambiente mais acolhedor para o empresário. O espaço também recebeu orientações e aumentou à qualidade do serviço oferecido ao empresário, o que garantiu ao local o selo Bronze de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae em 2022 como reconhecimento da qualidade e desempenho ao atender o público.

Outro avanço importante foi conquistado na área de Desburocratização, com a adesão do município à Rede Sim. A mudança possibilita que o empresário possa fazer a abertura, o fechamento ou a alteração de uma empresa de forma on-line, sem ter que se deslocar até à Prefeitura Municipal e sem a exigência de apresentar documentos impressos, já que a Rede Sim concentra em uma só plataforma dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.

Os pequenos negócios do campo também foram público-alvo do programa Cidade Empreendedora em Paraíso das Águas. Uma das iniciativas realizadas, foi o 1º Desafio Estadual das Merendeiras que teve como proposta incentivar o município a adquirir produtos da agricultura familiar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas profissionais nas escolas. Outra ação destinada para esse público, foi a revitalização da Feira do Produtor.  Para tornar o espaço mais atrativo para a população, o local ganhou uma nova identidade visual.

Para levar conhecimento aos produtores da agricultura familiar, também foi oferecida uma consultoria especializada voltada para o aumento da qualidade dos produtos oferecidos e organização do planejamento de produção de acordo com a necessidade do mercado, para que pudessem conquistar mais fornecedores. Um dos potenciais compradores apresentados foi a própria administração municipal e, dessa maneira, 14 produtores tornaram-se aptos e passaram a fornecer para a Prefeitura Municipal via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Alimenta Brasil (PAB).

Os servidores municipais também receberam acompanhamento para tornar o processo de compras governamentais mais célere e eficiente, com a adoção de estratégias para possibilitar que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação – tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/2006. A partir disso, a Prefeitura Municipal passou investir nas empresas do município. Em 2021 e 2022, no total, R$ 11,4 milhões foram licitados para o fornecimento de produtos e prestação de serviços por parte de empreendedores locais. Um passo importante para promover o ciclo virtuoso da economia e o aumento da geração de renda na cidade.

Estudantes de três escolas da rede municipal de ensino tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS capacitou cerca de 90 professores para a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e, ao todo, 1.738 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados em 2021 e 2022.

Outra ação foi o projeto Recicla Verdinho, aplicado na Escola Municipal Lizete Rivelli Alpe. Com o intuito de promover a consciência ambiental, educação financeira e empreendedora, a iniciativa possibilita que estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental troquem materiais recicláveis por “verdinhos” e, com a moeda social, adquiram hortaliças, legumes, leite e ovos, na feira da cidade. O valor dos alimentos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pelo Sicredi e o material reciclável arrecadado é doado para a Cooperativa de Trabalho e Comercialização de Materiais Recicláveis de Paraiso das Águas (COOPERPAR). Os alunos contam com cerca de seis pequenos produtores da agricultura familiar inscritos no projeto para realizar a troca da moeda por itens de alimentação.

Entre os presentes no evento estava o prefeito Anízio Andrade, secretários municipais, vereadores, equipe do Sebrae, membros da Associação Comercial, funcionários publicos e a população atendida pelo Programa Cidade Empreendedora.

ASSECOM- Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas- MS