Executivo Municipal de Paraíso das Águas realiza ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Publicado em: 20/04/2022 16:35 | Fonte/Agência: ASSECOM

Entre os dias 31 de março a 19 de abril de 2022, o município de Paraíso das Águas realizou o arrastão de limpeza (controle mecânico), panfletagem e orientações sobre os cuidados que a população deve adotar no combate aos escorpiões, lesmas e mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica virus.

Durante as ações, foram distribuídas duzentas e cinquenta (250) caçambas compartilhadas e individuais gratuitas e retirado mais de 100 caminhões de entulhos, galhadas, restos de materiais de construção e mais de vinte caminhões de lixos que acumulam água e que podem se tornar criadouro do mosquito.

A luta contra esse inseto, extremamente adaptado às condições das cidades é muito complexa e exige ações coordenadas de múltiplos setores da sociedade, além de mudanças de hábitos culturais da população.

Para acabar com os criadouros são necessários alguns cuidados:

-Colocar areia no pratinho de planta que acumulou água e lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.

- Lavar principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.

- Embalar para recolhimento todas as garrafas pet e de vidro vazias que não for usar. As garrafas de vidro não descartadas devem ser guardadas de boca para baixo ou em local coberto.

- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

- Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.

- Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

- Manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios.

- Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.

- Manter bem tampados tonéis e barris de água.

- Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.

- Entregar os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.

- Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

O arrastão de limpeza é uma realização da Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas através da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Centro de Controle de Endemias em parceria com a Secretaria de Obras.