Educação: Projeto Recicla Verdinho será implantado em Paraíso das Águas

Publicado em: 26/08/2022 08:28 | Fonte/Agência: Daniela Lossávero

O prefeito municipal de Paraíso das Águas, Anízio Andrade, acompanhado dos secretários municipais, vereadores, da gerente do Sebrae da região norte Luzicarla Softov, do gerente do Sicredi de Paraíso das Águas, Gilsemar Fazioni, e de vários funcionários públicos e colaboradores, esteve participando da reunião referente ao Projeto Recicla Verdinho que está sendo implantado no município.

Pais, alunos e professores participaram do encontro e sanaram suas dúvidas em relação ao funcionamento do projeto.

Recicla Verdinho: É uma estratégia de integração da sociedade, com foco na sustentabilidade, por meio da educação ambiental, com reflexos fortes e positivos na educação alimentar e financeira de alunos e no desenvolvimento econômico local dos pequenos negócios, em especial os agricultores familiares. O programa está alicerçado na criação de uma moeda social, que vai ser trocada por materiais recicláveis coletados pelos alunos do 4° e 5° ano da rede pública municipal de ensino. A moeda será utilizada na aquisição de produtos naturais saudáveis adquiridos na feira municipal da agricultura familiar.

Vai ser trabalhado com os alunos de Paraíso das Águas a consciência ambiental, alimentação saudável, matemática empreendedora, agricultura familiar sustentável do município e o combate ao mosquito transmissor da dengue.

Como vai funcionar: Será criada uma moeda social (verdinho) que será utilizada como troca por materiais reciclados que os alunos deverão separar. Cada dez embalagem equivale a um verdinho. Os materiais aceitáveis serão: latas de alumínio, garrafas pet, embalagens de caixas tetra Pak e embalagens plásticas de produto de limpeza e higiene.

Depois de fazerem suas trocas os alunos poderão gastar sua moeda social em produtos da nossa feira Municipal com os feirantes que estarão cadastrados no projeto. Os feirantes depois de receberem os "verdinhos" irão ao banco fazer a troca pelo dinheiro.

Os materiais arrecadados pelos alunos serão destinados a cooperativa que está sendo criado em nosso município.

“Esse projeto é de suma importância para nosso município, pois vai ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro, ajudar na economia familiar trocando o que era lixo por alimentos e ajudar na preservação do meio ambiente. É uma forma de conscientização extremamente importante para esses alunos e para as famílias. Quero agradecer ao Sicredi pela parceria e pela doação tão significativa para o município, agradecer ao Sebrae pelo projeto e a secretaria de educação por colocá-lo em prática nas escolas da rede municipal. Agora, é só vestirmos a camisa e abraçarmos o projeto Recicla Verdinho” mencionou o chefe do executivo.

O Recicla Verdinho é idealizado pelo Sebrae através do Cidade Empreendedora em parceria com a Cooperativa Sicredi Celeiro e Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas através da Secretaria de Educação.